20 de ago. de 2010

Jogos ecológicos – Ecossistemas

O objetivo deste jogo é entender que orgânico é um ecossistema e compreender a importância da relação entre os diversos elementos naturais dentro desta.

Como você joga?

Formar um círculo, e cada um dos membros da equipe escolher um elemento natural (água, árvores, animais, ar, etc) .. Após cada um dos membros chama o item que você escolheu para toda a gente sabe que os elementos que formaram o nosso ecossistema.

Agora, com uma bola de fios serão ligados ou ligando cada um dos elementos. Por exemplo, se alguém escolhe para a água, e uma outra pessoa escolhe um peixe, estes dois se juntam com fios, então a um dos peixes pode ser conectado com um urso (porque os ursos comem peixes) e assim por diante até que todos estejam conectados.

Explicação do Jogo

Uma vez conectados, passamos a explicar que o que foi formado é um ecossistema, onde cada elemento é uma parte importante dele. Por ter um dos membros da sua queda de fios, você pode ver que não só solta sua parte, mas também a de outras duas pessoas que estão ligadas a ele foram afetados. Isso é mostrado como a mudança de apenas um dos elementos de um ecossistema, alterando o equilíbrio de tudo.

Variações do Jogo ecológico – ecossistema

Uma prática interessante é conversar com cada um dos membros, como se o item que você escolheu, porque faz com que todos cientes da importância desse elemento visto de outra perspectiva.

Você também pode trabalhar com os ecossistemas específicos, para ver o impacto real seria um deles.




Fonte:http://www.dforceblog.com

Contato