31 de jan de 2011

Brasil divulga fotos inéditas de tribo ameaçada por madeireiros

Índios isolados do mundo externo têm habitat ameaçado por madeireiros do Peru






O Governo brasileiro divulgou nesta segunda-feira (31), por meio da ONG britânica Survival, fotografias inéditas de uma tribo indígena amazônica isolada do mundo externo, cujo habitat está ameaçado pela atividade de madeireiros que invadem a partir do Peru.

Trata-se de uma tribo estabelecida perto da fronteira com o Peru. As autoridades temem conflito com brasileiros pelo território.
Em imagens feitas pelo ar, é possível ver cinco membros da tribo de diferentes idades e em aparente bom estado físico, com cestos cheios de mamão, mandioca e outras frutas.
Como indica a Survival, as imagens foram captadas por uma organização de proteção aos índios brasileira, que autorizou à organização de defesa dos indígenas utilizá-las para promover uma campanha de conscientização.
A ONG explica que a tribo que aparece nas fotos, e que também figurou no programa "Jungles" da "BBC" britânica, está seriamente ameaçada pela ação dos madeireiros ilegais que entram no Brasil pela fronteira peruana.
"Os madeireiros ilegais destruirão esta tribo. É vital que o Governo peruano os detenha antes que seja tarde demais", diz em comunicado o diretor de Survival, Stephen Corry.
"As pessoas nas fotos estão evidentemente bem, e o que precisam de nós é que ajudemos a proteger seu território, para que possam tomar suas próprias decisões sobre o futuro", acrescentou.
Para o responsável pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Marcos Apuriña, ressaltou que "é necessário reafirmar que essas pessoas existem, por isso autorizamos o uso das imagens com esse objetivo".
"Estas pessoas estão tendo negados seus direitos fundamentais mais básicos, inclusive o da vida... Por isso é crucial que os protejamos", acrescentou.
A associação interétnica para o desenvolvimento da selva peruana (Aidesep) condenou a falta de ação das autoridades de seu país.
"Apesar das queixas a partir do Peru e do estrangeiro contra a poda ilegal, nada foi feito a respeito", disse um porta-voz em declarações obtidas pela Survival.



Fonte:IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nada de palavrões,insultos e qualquer outra coisa que você não falaria para sua mãe.