13 de jan. de 2011

Terremoto de magnitude 7,3 atinge ilhas no Pacífico Sul

O serviço de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que um terremoto de magnitude 7,3 ocorreu hoje, às 3h16 (14h16 em Brasília), na região das ilhas Lealdade, pertencentes à Nova Caledônia, colônia francesa no Pacífico Sul. Não foi emitido nenhum alerta de tsunami.

De acordo com o USGS, o tremor ocorreu a uma profundidade de 7,2 quilômetros, com epicentro 124 quilômetros a nordeste de Tadine, nas ilhas Lealdade, 139 quilômetros a sul-sudoeste de Isangel, em Vanuatu, 286 quilômetros a nordeste de Noumea (Nova Caledônia) e 1.754 quilômetros a leste-nordeste de Brisbane (Austrália).



Fonte:Estadão  (13/01/11)

**********************************************************************************
Antes desse,houve outro terremoto no Pacífico Sul,esse aconteceu no dia 28/12/10.
**********************************************************************************

Terremoto de 6,3 graus atinge as ilhas Fiji, no Pacífico Sul


Um terremoto de 6,3 graus na escala Richter atingiu nesta terça-feira as ilhas Fiji, no Pacífico Sul, sem a emissão inicialmente de alerta de risco de tsunami.


O Instituto Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica mundial, indicou que o epicentro foi localizado a 551 km de profundidade, e a 610 km ao sul de Suva, a capital do arquipélago.

As autoridades locais não informaram de vítimas ou danos materiais por causa do terremoto que ocorreu às 6h34 (horário de Brasília). No sábado, outro terremoto de 7,6 graus sacudiu as ilhas vizinhas de Vanuatu obrigando a emitir alerta por tsunami, cancelado posteriormente.

Esta região sofre habitualmente com terremotos de magnitude superior a cinco graus. Fuji fica em uma região com dezenas de vulcões submarinos ativos localizados entre mil e 1,5 mil metros de profundidade.


Fonte:Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nada de palavrões,insultos e qualquer outra coisa que você não falaria para sua mãe.

Contato