9 de dez. de 2013

Como enfeitar árvores para o Natal sem machucá-las





Nessa época do ano, as luzinhas de Natal que decoram as árvores das cidades se tornam cada vez mais presentes nas ruas do Brasil. A iluminação marca a chegada das festas de fim de ano e, em muitos locais, é tão elaborada que chega a virar ponto turístico entre dezembro e janeiro. No entanto, sem querer, podemos prejudicar a saúde das plantas que, nesta época, servem como "objeto de decoração", mas durante todo o ano prestam serviços essenciais para a garantia da vida no planeta(leia também: Árvores: verdadeiras fábricas de saúde). 

"Quando perfuramos a árvore para colocar as luzinhas ou mesmo quando utilizamos arames ou fios de nylon para amarrá-las, machucamos os tecidos da planta. Esses ferimentos facilitam o aparecimento de fungos e bactérias na árvore, que ameaçam sua saúde e a deixam mais vulnerável a doenças", contou Ricardo Cardim, biólogo, ambientalista e fundador da Associação Amigos das Árvores de São Paulo

Mas não precisa sair por aí militando contra as luzinhas e enfeites de Natal que decoram as árvores da cidade. Segundo Cardim, é possível colocar os enfeites nas plantas sem machucá-las: "Materiais biodegradáveis, como barbante de fio de algodão, cumprem a mesma função dos arames, mas não machucam a planta e nem prejudicam o meio ambiente, caso sejam esquecidos no local", explicou. 

ILUMINAÇÃO O ANO TODO, NÃO Enfeitar as árvores com luzinhas durante cerca de um mês para comemorar as festas de fim de ano não atrapalha a fisiologia das plantinhas, no entanto, Cardim faz um alerta para aquelas pessoas que acham a iluminação tão bonita que optam por adotá-la o ano inteiro. "Nesse caso, as luzes prejudicam a árvore, porque bagunçam seu processo defotossíntese", afirmou o biólogo. O motivo? É simples: as plantas fazem fotossíntese durante o dia, porque precisam do sol. Se ficarem iluminadas 24 horas, confundirão a luz artificial com a solar e realizarão o processo sem parar, o que prejudica sua fisiologia.

Portanto, luzinhas nas árvores apenas no período natalino e amarradas com materiais menos agressivos. "Se for assim, até considero esses enfeites positivos para as árvores, porque eles chamam a atenção da população para elas. Fazem as pessoas perceberem que elas são parte fundamental da cidade", opinou Cardim.


Débora Spitzcovsky
Planeta Sustentável - 01/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nada de palavrões,insultos e qualquer outra coisa que você não falaria para sua mãe.

Contato