17 de ago. de 2010

Ônibus que ajuda a diminuir o trânsito e é considerado ambientalmente correto


Acabei de ver essa matéria no site IG e resolvi postar o mais importante da matéria aqui:

Parecido com um trem, o veículo anda em trilhos instalados nas ruas, transporta 1,4 mil pessoas e custa 10% do valor do metrô

A empresa Huashi Future Parking Equipment começou a instalar em Pequim, capital da China, o projeto piloto de um veículo que promete melhorar em até 30% os congestionamentos das grandes cidades. Batizado de “Ônibus Expresso 3D”, ele é o resultado da mistura entre um ônibus e um trem. Com a ajuda de trilhos, o veículo anda a quatro metros do chão e permite que carros trafeguem normalmente pelas ruas e avenidas. A empresa estima que vai investir US$ 73 milhões para concluir o projeto-piloto.

O “Ônibus Expresso 3D” tem quatro metros de altura, seis metros de largura e capacidade para transportar até 1,4 mil passageiros – o equivalente a 40 ônibus convencionais. Sua velocidade máxima é de 40 km/h. Além de reduzir o trânsito, o novo veículo é considerado ambientalmente correto. Isso porque ele é movido à energia solar, o que significa que deixa de emitir 2,6 mil toneladas de dióxido de carbono por ano.

Nem todos os veículos podem circular embaixo do “Ônibus Expresso 3D”. Para evitar que caminhões com mais de dois metros de altura entrem ali, o novo veículo é equipado com sensores. Eles medem a altura e avisam aos que tomem outro caminho. Em caso de acidente, uma rampa inflável parecida com as encontradas em aviões ajuda os passageiros a descer.


O criador do projeto: Youzhou Song

Espero que isso chegue logo no Brasil!!!





Para ver a matéria completa acesse o site:

http://economia.ig.com.br/empresas/infraestrutura/empresa+chinesa+cria+onibus+que+ajuda+a+diminuir+o+transito/n1237751676070.html

Contato