13 de out. de 2010

Livro mostra 150 insetos mais surpreendentes




O entomologista Richard Jones reuniu no livro Extreme Insects 150 insetos com características especiais, entre eles o mais brilhante, o mais pontual, o mais cabeludo, o mais empanturrado e o mais afrodisíaco.
Os insetos representam três quartos de todas os animais identificados na Terra e, apesar do tamanho pequeno, tem uma enorme importância. Com exceção das calotas polares, todos os ecossistemas terrestres são colonizados por eles.

O livro publicado pela editora Harper Collins traz fotos impressionantes e informações curiosas sobre espécies como a mariposa Stauropus fagi, cuja lagarta parece uma lagosta e é considerada o inseto mais feio do mundo.

O besouro fantasma Asbolus verrucosus é descrito pelo entomologista como o objeto mais branco encontrado na natureza, muito mais branco que dentes ou leite. A cor do besouro serviria de camuflagem quando o inseto está sobre o fungo do qual se alimenta.

Outro besouro que ganhou espaço no livro foi o Lytta vesicatoria, conhecido por suas características afrodisíacas desde os tempos da Grécia e Roma antigas. Suas secreções contém a substância cantaridina, que causa ereções prolongadas, mas também pode levar à morte. Uma dose fatal pode ser extraída de um único espécime.

Na publicação, o inseto classificado como o mais empanturrado do mundo é a formiga pote-de-mel. Ela acumula néctar no abdômen, que incha de forma impressionante. A reserva de alimento é uma forma de lidar com as dificuldades de se viver no deserto.

O livro também dá destaque para o inseto com a mais incomum forma de expansão de território: o mosquito Aedes albopictus, transmissor da dengue. Ele se espalhou do Sudeste Asiático para a América do Sul e África através do comércio de pneus usados. Os pneus acumulam água da chuva, onde os mosquitos se procriam.

O autor buscou identificar as estranhas maneiras em que a forma e a função dos insetos se adaptam para lidar com as pressões extremas da luta pela sobrevivência em um mundo perigoso e competitivo.

Entre os insetos que aparecem nesse livro,estão:


O inseto mais feio do mundo,a largata da mariposa "Stauropus fagi",que parece uma lagosta.


O inseto mais empanturrado:As formigas pote-de-mel acumulam néctar no abdomen,que incha de forma impressionante.

Se quiser ver mais,acessem este link: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/10/101013_insetos.shtml
Fonte:BBC Brasil

2 comentários:

  1. Anônimo1/3/13 21:17

    Ecoo q q isso uma formiiga ouu umaa aranhaa?
    O meu primo diisse q eh umaa araanha

    ResponderExcluir
  2. bom, ótima pergunta ! Eu acho que parece uma formiga

    ResponderExcluir

Nada de palavrões,insultos e qualquer outra coisa que você não falaria para sua mãe.

Contato