19 de nov. de 2010

Ideias Verdes

Conheça soluções usadas em diferentes lugares do mundo para economizar água e energia e proteger o planeta


Revista Recreio21/10/2010
Maria Carolina Cristianini



ROUPA DE CALOR
Para reduzir o consumo de energia em escritórios, o governo do Japão fez uma campanha sugerindo que as pessoas troquem paletós por camisas de manga curta. Assim, ninguém liga o ar-condicionado no máximo.



CALOR ESPECIAL
Nas Filipinas, há muitos vulcões e o calor do centro da Terra é usado para aquecer casas e gerar eletricidade. Essa fonte barata, limpa e inesgotável de energia já está sendo usada em alguns outros países também, como México, Japão e Islândia.



DIVERSÃO E ÁGUA
A seca é um problema na África do Sul. Para retirar a água de reservas subterrâneas profundas, algumas vilas criaram areas de lazer com gira-giras. O movimento da criançada no brinquedo aciona um mecanismo que bombeia água até reservatórios, de onde ela é distribuída para todos.




Todos de BIKE!
Em todas as grandes cidades, o excesso de carros é um problema. Para melhorar o trânsito em Paris, capital da França, foi criado um sistema bem legal de aluguel de bicicletas. Quem quiser pedalar paga uma taxa e pode pegar e devolver a bike em certos pontos nas ruas. A ideia funcionou tão bem que já foi copiada em outros países.



RESERVA DE ÁGUA
Moradores de povoados da Índia encontraram uma solução para preservar lençóis subterrâneos de água que estavam secando. Eles escavaram reservatórios nos quintais para recolher a água da chuva, que serve, por exemplo, para regar plantações.



DUPLA SOLUÇÃO
Em Estocolmo, na Suécia, há um projeto que resolve dois problemas de uma vez: o lixo orgânico serve para fabricar biogás, um combustível usado nos ônibus e no aquecimento das casas. Assim, a quantidade de lixo diminui e a poluição do ar também.



ECONOMIA BRILHANTE

Desde o início de 2010, não se vendem lâmpadas incandescentes na Austrália: só há modelos que gastam menos energia. Aos poucos, todas as lâmpadas serão trocadas e o consumo de energia será cada vez menor.



NADA DE LIXO NA RUA
Em Barcelona, uma cidade da Espanha, a população separa o lixo reciclável em sacos e leva para lixeiras de rua, ligadas a uma rede subterrânea de tubos. Por esses canos, o lixo reciclável segue até uma central de seleção para ser separado. O lixo orgânico vai por outro caminho, para receber o tratamento adequado.

CONFIRA ALGUMAS OPÇÕES
- Uma empresa do Rio Grande do Sul usa pneus velhos para pavimentar ruas. Além de evitar que esse material polua o solo e os rios, é um jeito mais barato de fazer estradas e avenidas.
- Na cidade de Analândia, em São Paulo, a água de um córrego está sendo filtrada por raízes de plantas para ser utilizada pela população.
- Para garantir água em épocas secas, os telhados de casas de Cabaceiras, na Paraíba, ganharam um sistema de tubos ligados a um reservatório subterrâneo. Assim a água da chuva é recolhida e fica armazenada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nada de palavrões,insultos e qualquer outra coisa que você não falaria para sua mãe.

Contato