13 de jan. de 2011

Projeto quer transformar antiga ponte em condomínio

Escritório de arquitetura canadense propõe reaproveitar uma antiga ponte italiana, que está desativada, para construir um condomínio vertical com tecnologias verdes







Para encurtar a distância percorrida entre Scilla e Bagnara, o governo da Calábria, região sul da Itália, decidiu construir uma nova estrada mais moderna e menos sinuosa. Por causa disso, foi obrigado a desativar uma das mais tradicionais autopistas do país, conhecida como Estrada do Sol. Como forma de reaproveitar a velha estrutura suspensa já construída, o governo organizou um concurso para selecionar projetos de reocupação da edificação. Entre propostas de parques ao ar livre e uma pista para prática de esportes, a que mais chamou atenção foi um condomínio vertical construído "de cima pra baixo", sugerida pelo escritório de arquitetura canadense Ja StudioInc.




Usando a própria ponte como armação, os arquitetos pensaram como aproveitar a paisagem ao redor para integrar os moradores ao meio ambiente. A ideia foi reutilizar a estrada como acesso e criar rampas secundárias para levar os moradores até suas casas, construídas com tecnologias verdes (como materiais reciclados, placas solares etc.). Tudo para conectar as vilas de casas e propor uma proximidade entre os moradores. O projeto não foi para a etapa final do concurso, mas mostra como pode ser interessante morar debaixo da ponte.

jastudioinc.com



Colaboradores: Ariane Mondo, Edu Petta, Leandro Sarmatz, Manuela Colla, Mariana Del Grande e Rafael Tonon



 Fonte:Planeta Sustentável





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nada de palavrões,insultos e qualquer outra coisa que você não falaria para sua mãe.

Contato