27 de nov. de 2011

Brasil é país do Bric que menos protege florestas


Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 23/11/2011

O estudo Um Resumo do Status das Florestas em Países Selecionados, divulgado nesta terça-feira, 23/11, pelo Imazon - Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia e pela Proforest apontou que, quando o assunto é o combate ao desmatamento e a recuperação de áreas florestais degradadas, o Brasil está atrás da China, Rússia e Índia.

De acordo com o relatório, nosso país segue uma tendência de aumento na devastação das matas e nos últimos 60 anos reduziu sua cobertura florestal de 76% para 56%, enquanto as outras três nações do Bric já superaram a fase de desmatar em nome do crescimento econômico e, agora, apresentam números de reflorestamento.

Na Rússia, a cobertura florestal aumentou cerca de 15% nas últimas seis décadas e o mesmo aconteceu na China e na Índia, que tiveram, respectivamente, crescimento de 10% para 22% e 22% para 23% na cobertura de matas.

Segundo o estudo, as principais diferenças entre o Brasil e os outros três países do Bric é a falta de incentivos do governo para a recuperação ambiental e a ausência de novas leis ambientais, mais modernas, que protejam as matas e incentivem o reflorestamento.

O relatório Um Resumo do Status das Florestas em Países Selecionados - que ainda analisou a situação das florestas em outros sete países, como EUA e Alemanha - está disponível, gratuitamente, em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nada de palavrões,insultos e qualquer outra coisa que você não falaria para sua mãe.

Contato