25 de nov. de 2013

Embalagens mais transparentes

Gabriela Portilho 
Superinteressante - 08/2013

De letras maiores ao uso de cores e gráficos, muita coisa pode - e deve - mudar nos rótulos de alimentos para que você faça compras mais bem informado sobre o que realmente está levando para casa.



A caixinha do iogurte tem um morango enorme estampado, que chama sua atenção na prateleira do supermercado. O destaque colorido ainda lembra que "contém fruta de verdade". Parece natural saudável. Mas, se você quiser confirmar essa impressão, precisa conferir as informações no verso do produto. 

Nessa hora, seria muito melhor se as embalagens facilitassem a vida do consumidor. A lista de ingredientes, por exemplo, sempre está lá, mas de um jeito que pouco diz sobre a proporção de cada um deles - se o tal iogurte tiver apenas traços de morango, você dificilmente vai descobrir. 

A lei da maioria dos países diz quais informações são obrigatórias, mas pouco sobre como comunicá-las. Pensando nisso, a Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), organizou um concurso para repensar os rótulos de alimentos e torná-los mais amigos do consumidor. A SUPER reuniu neste produto fictício abaixo as ideias dos vencedores e algumas que já circulam por aí. Tudo para tornar as embalagens mais transparentes. 



Veja a imagem em tamanho maior AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nada de palavrões,insultos e qualquer outra coisa que você não falaria para sua mãe.

Contato