13 de set. de 2010

Filme:Uma verdade incoveniente


Uma Verdade Inconveniente é hoje um filme que as escolas utilizam para sensibilizar os alunos, de que é necessário tomar algumas decisões que podem mudar o Futuro.

Este documentário é um dos mais controversos por todo o Mundo, tendo críticas massivamente positivas, pelo empenho e motivação, e algumas críticas menos positivas, pelos descrentes no Aquecimento Global e suas consequências, e também por opositores de Al Gore afirmando que este usa-se do documentario (e, por conseguinte, da causa nobre) para a própria propaganda política.



Resumo
O filme abre com Gore falando para um auditório apoiado por projeções, slides e vídeos. Utiliza um pequeno curta de Matt Groening, criador dos Simpsons. O documentário mostra que ele tem viajado por todo o mundo levando sua mensagem. Surpreende ver como Gore mostra-se inteligente, entendido e passional sobre o assunto, diferente da forma como aparecia em sua campanha presidencial. Gore explica o problema de forma clara e simples, usando citações de Mark Twain e Upton Sinclair. Por meio de gráficos e estatísticas atmosféricas sobre milhões de anos lado a lado com fotografias da Patagônia, do Kilimanjaro, dos Alpes e da Antártida, entre outros locais, mostra o impacto produzido pelo homem durante anos no meio ambiente. Mostra como os meios de comunicação podem ser influenciados pelo lobby de certos grupos poderosos citando o exemplo furacão Katrina.

Gore conta como se interessou pelo assunto quando ainda era universitário, durante uma palestra de Roger Revelle, um professor de Harvard, pioneiro na medição de dióxido de carbono na atmosfera. Conta ainda que o falecimento de sua irmã por câncer de pulmão provocou uma mudança na utilização do solo das fazendas da família onde plantavam o tabaco. O documentário nos leva a refletir sobre como parte do problema poderia ser evitado, se aplicássemos uma série de mudanças em nossos hábitos diários.

Um detalhe interessante é que Gore não queria fazer o filme e precisou ser persuadido a participar do projeto, deixou-se convencer pela importância da mensagem, até porque somos os vilões e vítimas nessa história.

Prêmios
Academy Awards:

Melhor documentário
Melhor canção original – "I Need to Wake Up" de Melissa Etheridge




Fonte:Wikipédia





Assistam,realmente é um ótimo documentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nada de palavrões,insultos e qualquer outra coisa que você não falaria para sua mãe.

Contato