19 de nov. de 2010

Projeto de Lei quer instituir telhados brancos em SP

Em sua primeira votação no plenário da Câmara Municipal de São Paulo, o Projeto de Lei que prevê que todos os telhados da cidade devem ser pintados de branco para combater o aquecimento global foi aprovado com maioria absoluta de votos. Agora, a medida precisa ser submetida a uma segunda votação em plenário e à sanção do prefeito para se tornar oficial


Os benefícios dos telhados brancos, no combate ao aquecimento global e no aumento da qualidade de vida dos moradores de áreas urbanas, já vem sendo divulgados há algum tempo. De acordo com a ONG GBC Brasil, que dissemina os princípios da construção sustentável, a simples atitude de pintar os telhados e coberturas dos edifícios de branco ajuda a refletir até 90% dos raios solares, o que diminui as ilhas de calor nas cidades e, ainda, refresca os ambientes, reduzindo a necessidade do uso de aparelhos elétricos, como o ar-condicionado.

Diante de tantas vantagens, com a intenção de popularizar os telhados brancos no Brasil, a ONG divulgou, amplamente, os benefícios dessa prática para arquitetos e engenheiros de todo o país e, posteriormente, para a sociedade civil, por meio da campanha One Degree Less (para saber mais, leia a reportagem Famosos apoiam campanha pelos telhados brancos). Todo esse esforço parece ter dado resultado, porque, por influência da GBC Brasil, uma medida, que prevê que todos os telhados e coberturas de edifícios da cidade de São Paulo devem ser pintados de branco, está em processo de aprovação na Câmara Municipal.

O PL – Projeto de Lei 615/2009 foi criado pelo vereador Goulart, do PMDB, e já passou pela aprovação das comissões competentes e do plenário, tendo, inclusive, maioria absoluta de votos. Agora, para realmente virar Lei, a medida precisa ser aprovada em sua segunda votação no plenário, que ainda não tem data para acontecer, e posteriormente ser sancionada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Mas, de acordo com o diretor-executivo da GBC Brasil, Nelson Kawakame, mesmo que o PL não seja aprovado, a medida trará benefícios para a cidade. “Claro que a aprovação será muito positiva para a disseminação dos telhados brancos, mas o simples fato de se falar mais sobre esse assunto e criar um projeto de lei a respeito do tema já ajuda a contaminar as pessoas para a causa, que é o principal objetivo da GBC Brasil”, disse Kawakame.



Mônica Nunes/Débora Spitzcovsky
Planeta Sustentável - 17/11/2010

Um comentário:

  1. seguindo me segue se possivel ;)

    http://pintoarmadoroginho.blogspot.com/
    blog de frases,tirinhas,piadinhas de mau gosto etc...

    ResponderExcluir

Nada de palavrões,insultos e qualquer outra coisa que você não falaria para sua mãe.

Contato