16 de jan. de 2011

Bagunceiros mascarados

Revista Recreio01/12/2010
Ludmila Balduíno











O guaxinim parece usar uma máscara de super-herói, mas no dia a dia seu jeito lembra mais o de um ogro, como Shrek. É que ele gosta de viver em pântanos, come de tudo e adora fazer bagunça. Curioso, ele revira tudo por onde passa e fareja cada canto em busca de alimento. Ele adora sapos, caranguejos, ovos, peixes e ratos, mas também come frutas e cereais. Ele se instala em troncos, buracos e cavernas perto de rios e lagos para ter sempre água por perto e em locais povoados, pode até fazer a toca em garagens e revirar o lixo das casas para achar comida.




Ele não tem frescura na hora de escolher o cardápio, mas antes de dar a primeira mordida, passa o alimento na água e o fareja com cuidado. Os guaxinins vivem sozinhos e só se encontram na primavera, que é a época do namoro. Cerca de 3 meses depois, as fêmeas têm até sete filhotes. Os bebês nascem cegos e nos primeiros dias dependem da mãe. Aos cinco meses, os pequenos saem da toca para caçar com a mãe e após 1 ano já podem viver sozinhos.



FICHA DO BICHO

Onde vive: Américas do Norte, Central e do Sul.
Tamanho: até 95 centímetros.
Peso: 6 quilos.
Tempo de vida: 5 anos.



VOCÊ SABIA QUE...

No inverno, há pouca comida disponível e os guaxinins se recolhem nas tocas e passam dias dormindo? Assim, seu corpo economiza energia.
Eles podem cair de grandes alturas sem se machucar, pois conseguem girar o corpo durante a queda e se apoiar corretamente quando chegam ao chão?
O guaxinim nada muito bem? Mas ele evita passar muito tempo na água, pois seus pelos ficam pesados quando molhados e ele tem de fazer muito esforço para não afundar.
Em alguns lugares ele é chamado de mão-pelada, rato-lavador ou mascarado?
Os guaxinins inspiraram vários personagens de desenhos? É o caso de RJ de “Os Sem-Floresta”.
Revelamos a identidade secreta dos simpáticos guaxinins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nada de palavrões,insultos e qualquer outra coisa que você não falaria para sua mãe.

Contato